.

.

Imprensa


SALVADOR RECEBE MOSTRA DE FILMES SOBRE ENERGIA NUCLEAR

Cineasta baiano que lutou contra energia nuclear será homenageado

A Mostra Uranium Bahia exibirá filmes sobre a energia nuclear, de 27 a 30 de setembro, no Cinecena Unijorge, Sala Walter da Silveira, e no terraço do Aeroporto Internacional, em Salvador (BA). Dentro do evento, será realizada a exposição “Mãos de Césio”, e o lançamento do Instituto Memória Roberto Pires, cineasta homenageado pelo evento, falecido há 10 anos que completaria 76 anos no dia 29 de setembro. A programação é gratuita.

No ano em que se comemoram os 25 anos do acidente nuclear de Chernobyl, maior desastre nuclear da história, e com toda a discussão em torno dos últimos acontecimentos no Japão, a Mostra busca exibir produções independentes audiovisuais sobre a temática da energia nuclear. Os filmes abordam todo o ciclo nuclear, os riscos da radioatividade, especialmente sobre a exploração, mineração e o processamento de materiais radioativos, que acontecem com muita frequência, ainda hoje em todo o mundo.

Na sessão de abertura oficial da mostra, no dia 27 (terça), às 20h, no Cinecena Unijorge, será lançado o Instituto Memória Roberto Pires, que trabalhará com a preservação e difusão do cinema da Bahia. Também será exibido “Abrigo Nuclear” (1981), de Roberto Pires, ficção científica gravada em Salvador e lançada há 30 anos.

No dia 28 (quarta), às 20h, o projeto Quartas Baianas exibirá especialmente a produção alemã “O Futuro Irradiante do Brasil – A Exploração do Urânio em Caetité” (2011). O filme denuncia os abusos cometidos pelas Indústrias Nucleares do Brasil, que há 20 anos iniciou o projeto para minerar urânio em Caetité, no sudoeste baiano.

O evento promoverá um debate com ONGs ambientais, no dia 29 (quinta), às 15h, no Ciranda Café Cultura & Artes, após sessão do curta “Fala do cacique” (2008), com a presença dos diretores do filme Nobert Suchanek e Márcia Gomes.

No aeroporto de Salvador, em parceria com a Exposciense, a mostra realizará sessões direcionadas a alunos de escolas, além da exposição “Mãos de Césio”, com fotos, matérias de jornal, trechos de roteiro, e estudos produzidos pelo Roberto Pires, além de uma instalação artística do GIA – Grupo de Instalação de Intervenção Ambiental da Bahia.

A Mostra Uranium Bahia é realizada pelo Programa Memória Roberto Pires, produzido pela Cambuí Produções, e co-produzido pela Iglu Filmes, Iglu Photos, Fórum Pró-Cidadania, Instituto de Permacultura da Bahia, Cardim Projetos. A mostra tem apoio da Dimas, do projeto Quartas Baianas, do Cinecena Unijorge, do Cineclube Roberto Pires, do Ciranda Café Cultura & Arte, e da Exposciense.

URANIUM FILM FESTIVAL

A Mostra faz parte do Uranium Film Festival - 1º Festival Internacional de Filme sobre Energia Nuclear - Urânio em Movi(e)mento, que já passou pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, João Pessoa, Natal e Fortaleza.

O URANIUM FILM FESTIVAL - 1º Festival Internacional de Filme sobre Energia Nuclear - Urânio em Movi(e)mento exibiu mais de 40 filmes internacionais, documentários de curta e longa metragem sobre o ciclo nuclear de todos os continentes. “Césio 137 – O Pesadelo de Goiânia”, de Roberto Pires, e o curta “Césio 137, O Brilho da Morte”, de Luiz Eduardo Jorge receberam os prêmios o júri popular. Durante o Festival, aconteceu a première mundial do documentário “O Futuro Irradiante do Brasil – A Exploração do Urânio em Caetité”.


ROBERTO PIRES E A ENERGIA NUCLEAR

Roberto Pires, cineasta pioneiro no cinema de longa-metragem baiano, desde a década de 1970, militava contra a energia nuclear e seus malefícios, e contou com o apoio do cientista César Lattes.

O diretor realizou documentários sobre o tema, além da ficção científica "Abrigo Nuclear" (l1981), ao mesmo tempo em que o governo militar anunciava a construção das usinas de Angra. Para "Abrigo Nuclear", Roberto Pires chegou a construir um estúdio com material reciclável que simulava todo o abrigo.

Na década de 1980, o diretor se muda com sua família para Brasília com o objetivo de realizar o projeto do filme "Inverno Nuclear". O roteiro do filme previa uma nuvem nuclear que faria nevar em Brasília, infelizmente, o projeto não foi aprovado e acabou sendo arquivado.

Ainda com a energia nuclear na cabeça, Roberto Pires não perdeu tempo quando soube do acidente radiológico ocorrido em Goiânia, em 1987. O acidente com o césio - e suas milhares de vítimas - é a maior tragédia radioativa acontecida no Brasil.

O cineasta foi até a cidade para ter contato e entrevistar os sobreviventes da radiação do Césio 137. Com um roteiro que buscou ser fiel aos fatos, em 1990, foi lançado o filme "Césio 137 - O pesadelo de Goiânia". No mesmo ano, o filme levou seis candangos no Festival de Brasília, demonstrando não só a sua força como registro da tragédia, mas também como excelente obra cinematográfica. Até hoje, o filme serve como referência para escolas e movimentos ecológicos.

Em 2001, Roberto Pires morre vítima de um câncer, que se acredita ter sido contraído quando o cineasta resolveu filmar sozinho o local onde foi encontrada a cápsula radioativa de césio, no antigo aterro de lixo hospitalar, em Goiânia.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

CINESCIENCE AEROPORTO
Exposição “Mãos de Césio”
de 21/09/2011 a 12/10/2011

26/09/2011, segunda-feira

CINESCIENCE AEROPORTO (9 horas)
Sessão para escolas convidadas

Bom tempo
Direção: Alexandre Dubiela. 1min30seg - CURTA
Sinopse: Animação que traz a história de um homem que passa por diversas mudanças climáticas até chegar ao trabalho.

Peixe
Direção: Rogério Nunes, animação, cores, 8min08. - CURTA
Sinopse: Memórias de um velhinho e o rio da sua infância
Fátima Direção: Jeferson T. S. Hamaguchi, Brasil, 2011, 4min49. - CURTA
Sinopse: Documentário animado abordando as experiências de uma pessoa com a água.

Essência
Direção: Daniel Rabanéa, Brasil, 2011, 3min04. – CURTA
Sinopse: Na busca por água em um mundo seco, um sobrevivente encontra sua essência.

Dia do Mar
Direção: Miguel Santos de Carvalho, Brasil, 2011. 3min27 – CURTA
Sinopse: Um pescador imerso em suas atividades cotidianas descobre uma interpretação original para a máxima "...não sou eu quem me navega, quem me navega é o mar." Dia de Mar é uma reflexão sobre nossas relações com a natureza e o do nosso olhar para vida.

27/09/2011, terça-feira

SALA WALTER DA SILVEIRA (horário a confirmar)
Aquecimento Uranium Film Festival

Amarelinha. Brasil, 3 min, Dir. Ângelo Lima.Sinopse: Em um inocente jogo infantil... CÉU e CÉSIO... Se essa rua fosse minha

O Pesadelo Azul.
Brasil, 24 min, Dir. Ângelo Lima.
Sinopse: Em 1987, aconteceu em Goiânia um dos maiores acidentes radiológicos do mundo. As vítimas contam como foi e como estão vivendo hoje.

CINECENA UNIJORGE (20 horas)
Lançamento do Instituto Memória Roberto Pires

Abrigo Nuclear. Ficção, Brasil. 1981, 95 min, Dir. Roberto Pires.
Sinopse: Abrigo Nuclear se passa no futuro, no interior de um abrigo nuclear subterrâneo, construído para preservar a espécie humana da radiação ionizante responsável pela contaminação da superfície terrestre.


28/09/2011, quarta-feira

SALA WALTER DA SILVEIRA (20 horas)
Quartas Baianas Especial

O Futuro Irradiante do Brasil - A Exploração do Urânio em Caetité. Alemanha, 2011, 43 min,, Dir Ralph Weihermann e Susanne FriesSinopse: Fruto de uma parceria brasileira e alemã, através de entidades que atuam em Caetité, o documentário é uma maneira de denunciar os abusos cometidos pela INB - Indústrias Nucleares do Brasil, que há 20 anos iniciou o projeto para minerar urânio em Caetité.


29/09/2011, quinta-feira

CIRANDA CAFÉ CULTURA & ARTES (15 horas)
Debate com ONGs Ambientais, e participação dos diretores do filme.

Fala do cacique. Brasil, 2008, 20 min. Dir. Norbert G.Suchanek e Marcia Gomes de Oliveira.
Sinopse: Verá Mirim, 94 anos, cacique da Aldeia Guarani mais próxima das usinas nucleares Angra 1, 2 e 3, faz revelações proféticas sobre o mundo nuclear.


30/09/2011, sexta-feira
CINESCIENCE AEROPORTO (9 horas)
Sessão para escolas convidadas

Elemento 55. Brasil, 2008, 36 min.
Dir. alunos do Colégio Santa Monica.
Sinopse: Um filme de ficção inspirado no acidente com o césio 137, ano 1987, Goiânia. Césio é o elemento 55 da tabela periódica.

CINESCIENCE AEROPORTO (15 horas)
Sessão para escolas convidadas

Pedra Podre. Brasil, 26 min.
Dir. Evelise Silva, Ligia Girão, Stela Grisotti, Walter Behr
Sinopse: Filme sobre Angra 1, a percepção da população em seu entorno e a responsabilidade das autoridades.


Endereços

EXPOSCIENCE AEROPORTO
Aeroporto Internacional de Salvador Luís Eduardo Magalhães. 3o. Piso

CINECENA UNIJORGE
Av. ACM 656. Shopping Itaigara. 3o. Piso. Itaigara.

SALA WALTER DA SILVEIRA
Rua General Labatut, 27. Barris.

CIRANDA CAFÉ CULTURA & ARTES
Rua Fonte do Boi, 131. Rio Vermelho.

Contatos
Informações: Tiago TAO, 71 8606-3042
Assessoria de Imprensa: Aléxis Góis 71 8606-3041
contato@cambuiproducoes.com

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grants For Single Moms