.

.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

MÃOS DE CÉSIO NO EXPOSCIENCE

O UraniumBA encerra suas atividades no próximo dia 12 de outubro, quando será desmontada a exposição MÃOS DE CÉSIO, instalada no Terraço do Aeroporto Internacional de Salvador.


Quem ainda não conferiu, é um boa oportunidade para conhecer um pouco mais sobre o tema da nossa mostra.

Diversas escolas participaram das sessões extras dentro da exposição. Exibimos e debatemos os curtas: "Pesadelo é Azul"; "Césio 137, o brilho da morte"; "Amarelinha", além dos curtas de animação com a temática da água, do Anima Mundi.




sábado, 1 de outubro de 2011

SESSÃO DE FOTOS DA ABERTURA DO URANIUM BA

Fragmentos de um dia que vai ficar pra história do cinema baiano
dia da criação do INSTITUTO MEMÓRIA ROBERTO PIRES









ENCERRAMENTO DO URANIUM COM SESSÕES LOTADAS


Mais de uma centena de espectadores assistiram às sessões do Uranium Film Festival Bahia, no último dia oficial da mostra. Fizemos duas sessões seguidas dentro da ExpoScience no Aeroporto e a noite fechamos com muito Axé, na sessão do Cineclube Roberto Pires, que acontece na Sede do Camugerê Capoeira.


Os filmes do dia discutiram o acidente radioativo de Césio 137, em Goiânia. Esse acidente aconteceu em 1987 a até hoje ainda mata pessoas que foram vítimas de sua radiação.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A SESSÃO NA GINGA DO CINEMA FOI ESPETACULAR


A sessão da Uranium BA no projeto Na Ginga do Cinema contou com a presença da produtora do filme, "Césio 137 - O brilho da morte"

Sessão com Capoeira!


O URANIUM FILM FESTIVAL BAHIA NÃO ENCERRA HOJE

Depois de uma semana de sessões e debates, recebemos muitos convites para exibirmos em cidades do interior, para continuar as sessões com as escolas dentro do ExpoScience (no Aeroporto) e para levar os filmes e debates para dentro das escolas e universidades.

ENTÃO, HOJE CONVIDADOS TODOS PARA UMA SESSÃO
DE FIM DO PRIMEIRO TEMPO DO URANIUM FILM FESTIVAL BAHIA

Agradecemos a todos os parceiros, amigos e ao público que fez desta mostra uma importante ferramenta política para se debater as questões relacionadas à ENERGIA NUCLEAR e RADIOATIVIDADE.

Para fechar essa semana, convidamos tod@s para uma sessão seguida de Roda de Capoeira, para encerrar esta primeira etapa com MUITO AXÉ!!!!


quinta-feira, 29 de setembro de 2011

LOGO MAIS... SESSÃO DEBATE NO ESPAÇO CIRANDA

NOVA WALTER DA SILVEIRA

Ontem a recém-reformada Sala Walter da Silveira recebeu o segundo dia de sessão do URANIUM FILM FESTIVAL BAHIA.

Agradecemos à equipe da Dimas e do Projeto Quartas Baianas pela acolhida e a todos que prestigiaram a sessão, em especial ao pessoal de Caetité que pode vir e aqueles que continuam na lutam pela garantia dos direitos, contra a exploração do Urânio na cidade.



Vale também dar os PARABÉNS para a equipe responsável pela reforma da Walter. Esperamos que ela volte a trazer grande público nas suas sessões.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

SESSÃO ESPECIAL QUARTAS BAIANAS


IMPERDÍVEL !!!! É HOJE !

SESSÃO QUARTAS BAIANAS ESPECIAL
DENTRO DO URANIUM FILM FESTIVAL BAHIA


INSTITUIDO O INSTITUTO

Numa sessão repleta de amigos e familiares do cineasta Roberto Pires fizemos a sessão inaugural do URANIUM FILM FESTIVAL BAHIA e a criação do INSTITUTO MEMÓRIA ROBERTO PIRES.


Agradecemos a todos que compareceram e aguardamos vocês nas sessões que prosseguem durante esta semana (vejam o link Programação).

terça-feira, 27 de setembro de 2011

HOJE NO CINECENA UNIJORGE

Dá para ler toda no Correio de hoje, ou pela internet na página
 http://www.correio24horas.com.br/pageflip/ Está nas páginas 18 e 19.
Agradecemos a Ceci Alves, pela belíssima matéria.




segunda-feira, 26 de setembro de 2011

ABRIGO NUCLEAR e o INSTITUTO MEMÓRIA RP


Lançamento do Instituto Memória Roberto Pires
Na próxima terça-feira, 27 de setembro, será lançado o Instituto Memória Roberto Pires, que pretende ser uma organização dedicada à preservação e divulgação da obra de cineastas baianos. O lançamento acontecerá no Cinecena Unijorge, durante a programação da Mostra Uranium Bahia, que acontece entre 27 e 30 de setembro. O cineasta, homenageado pelo evento, é falecido há 10 anos e completaria 76 anos no dia 29 de setembro.
"O objetivo principal do Instituto Memória Roberto Pires é trabalhar na preservação de todas as obras do cinema baiano que correm o risco de se perder. Além dos filmes de meu pai que restam ser restaurados, queremos resgatar trabalhos de Alexandre Robatto, Leão Rosemberg, Agnaldo Siri, e todos os outros cineastas cujas obras não recebem o devido cuidado”, explica Petrus Pires. “Restaurar películas com quarenta, cinquenta anos de idade não é um processo simples. Queremos aproveitar a experiência que ganhamos com os filmes de Roberto para ajudar a conservar a memória do cinema baiano para as próximas gerações”.
A solenidade acontecerá na sessão de abertura oficial da mostra, no dia 27 (terça), às 20h, no Cinecena Unijorge (Shopping Itaigara). No mesmo dia, será exibido “Abrigo Nuclear” (1981), de Roberto Pires, ficção científica gravada em Salvador e lançada há 30 anos. A Mostra Uranium Bahia é um dos projetos do Memória Roberto Pires, que promove ainda sessões semanais de filmes baianos no Cineclube Roberto Pires, na sede da Associação Cultural Camugerê de Capoeira, em Itapuã.

ABRIGO NUCLEAR - Brasil, 1981, 35 mm, cor, 84 min
No futuro... Devido a poluição radioativa do meio ambiente a humanidade abandona a superfície hostil e tenta sobreviver nos corredores subterrâneos de um abrigo nuclear.
A sociedade vive reclusa num abrigo subterrâneo. O encarregado da manutenção de detritos radioativos na superfície, acaba constatando sérios problemas na estocagem do lixo atômico e risco de explosão que poderia comprometer o abrigo. Mas seu relatório alarmante é considerado insubordinação pelo comandante, que mantém a população subterrânea em estrita disciplina e ignorante de quem no passado, a humanidade já havia habitado na superfície.
D, M: Roberto Pires. R: Roberto Pires, Orlando Senna, sobre argumento de Roberto Pires. F: Roberto Pires, José Soledade. DA: Roberto Pires, Alecy Araujo. MU: Cesar Pires, Roger Pires, Edu Mello e Souza. E: Conceição Senna, Sasso Alano, Roberto Pires, Ronny Pires, Sandra Martins, Cesar Pires, Antonio Fontana, Renato Lavigne, Leonel Nunes, Norma Bengell. CP: Bahia Filmes, Embrafilme, Sani Filmes. CI: 14 anos.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Faltam 4 dias para o Uranium BA e o Senado discute a suspensão de usinas


Da Agência Ambiente Energia - As medidas que o Brasil deve adotar em relação à utilização da energia nuclear serão discutidas em audiência pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado, com a participação de outras comissões. O debate visa instruir projeto de lei do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que propõe a suspensão por 30 anos da construção de novas usinas nucleares no país.
A proposta (PLS 405/11) foi retirada da pauta da quinta-feira, dia 22 de setembro, para que os senadores discutam melhor o assunto, avaliando a necessidade da suspensão e o prazo adequado para duração da  medida.
O relator da proposta, senador Roberto Requião (PMDB-PR), apresentou voto pela aprovação da matéria, que terá decisão terminativa da CI. Ele ressaltou que o Brasil possui outras fontes alternativas de energia limpa e que não precisa investir em energia nuclear. Para Requião, apesar dos progressivos aperfeiçoamentos da tecnologia, a utilização da energia nuclear ainda se apresenta como uma fonte insegura. Eventual acidente com usinas nucleares, ressaltou o senador, além das perdas humanas, inutiliza recursos naturais e causa prejuízos às gerações futuras.
Apesar de defender a suspensão da construção de novas usinas nucleares no país, Requião considerou importante a continuação de pesquisas na área. “Deixemos que os países que têm tecnologia e precisam desta energia financiem as pesquisas e corram os riscos. O Brasil tem muitas outras fontes alternativas e não precisa correr esse risco”, disse.
Angra 3 – Após o acidente de Fukushima, no Japão, os países estão reavaliando a utilização deste tipo de energia. O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) criticou a omissão do governo brasileiro, ao não emitir declaração sobre o assunto expondo as medidas de segurança a serem tomadas no país. “Continuamos construindo Angra 3 como se nada tivesse acontecido”, disse Flexa Ribeiro.
O senador Valter Pinheiro (PT-BA) ressaltou que países europeus estão desativando suas usinas, porém continuam com a pesquisa e vendem usinas prontas, inclusive para o Brasil. Para o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), apenas a decisão de não construir mais usinas não basta. É preciso, segundo ele, também discutir o tratamento a ser dado às já existentes. (com informações da Agência Senado)

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Uranium BA no Cine in Site - A Tarde On line

Matéria do Uranium BA no Cine in Site do Jornal A Tardehttp://www.cineinsite.com.br/materia/materia.php?id_materia=11960


Tornar o Cineinsite sua página inicialIndicar o siteAdicionar aos favoritos


Terça-feira, 20 de Setembro de 2011



19/09/11

Salvador recebe mostra de filmes sobre energia nuclear

Da Redação

Há 25 anos, acontecia o acidente de Chernobyl, maior desastre nuclear da história. Aproveitando a data e a discussão recente gerada pelo vazamento de material radioativo nas usinas do Japão, a mostra Uranium Bahia exibirá filmes que trazem atemática da energia nuclear, de 27 a 30 de setembro, na Sala Walter da Silveira, no Cinecena Unijorge, e no terraço do Aeroporto Internacional, em Salvador.

Além da exibição de filmes, será realizada a exposição “Mãos de Césio”, e o lançamento do Instituto Memória Roberto Pires, cineasta homenageado pelo evento, falecido há 10 anos e pioneiro na preocupação com a energia nuclear - em 1981, ele lançou "Abrigo Nuclear", uma ficção científica gravada em Salvador, e no ano de 1990 abordou o acidente nuclear ocorrido em Goiânia no filme "Césio 137".

O evento promoverá também um debate com ONGs ambientais, no dia 29 (quinta), às 15h, no Ciranda Café Cultura & Artes, após a sessão do curta “Fala do cacique” (2008), que contará com a presença dos diretores Nobert Suchanek e Márcia Gomes.

A programação completa do festival pode ser encontrada no blog do evento.

Amarelinha

Amarelinha, de Ângelo Lima

Curta que integra a programação do UraniumBA

sábado, 27 de agosto de 2011

CONTRAGEM REGRESSIVA

Começou a contagem regressiva para o URANIUM FILM FESTIVAL BAHIA...





Faltam

domingo, 21 de agosto de 2011

Aguarde...


APRESENTAÇÃO

Existem hoje cerca de 450 reatores nucleares, que produzem aproximadamente 15% da energia elétrica mundial. A maioria deles está nos Estados Unidos, na França, no Japão e nos países da ex-União Soviética. Somente no Japão há 55 deles.

A "idade de ouro" da energia nuclear foi a década de 1970, em que cerca de 30 reatores novos eram postos em funcionamento por ano. A partir da década de 1980, a energia nuclear estagnou após os acidentes nucleares de Three Mile Island, nos Estados Unidos, em 1979, e de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986. Uma das razões para essa estagnação foi o aumento do custo dos reatores, provocado pela necessidade de melhorar a sua segurança. Com a queda do custo dos combustíveis fósseis na década de 1980, eles ficaram ainda menos competitivos. O custo da instalação de um reator nuclear triplicou entre 1985 e 1990.

Em março de 2011, aconteceu o terceiro grande acidente nuclear, desta vez no Japão.

Será que este novo acidente será suficiente para se reavaliar as vantagens e desvantagens de se utilizar reatores nucleares?

Essa reavaliação é particularmente importante para os países em desenvolvimento, como o Brasil, que tem outras opções - melhores sob todos os pontos de vista - para a produção de eletricidade, que são as energias renováveis. A Alemanha já anunciou o abandono da energia nuclear e a França considera fazer o mesmo.

E você, o que pensa sobre isso?!?!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grants For Single Moms