.

.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

ABRIGO NUCLEAR e o INSTITUTO MEMÓRIA RP


Lançamento do Instituto Memória Roberto Pires
Na próxima terça-feira, 27 de setembro, será lançado o Instituto Memória Roberto Pires, que pretende ser uma organização dedicada à preservação e divulgação da obra de cineastas baianos. O lançamento acontecerá no Cinecena Unijorge, durante a programação da Mostra Uranium Bahia, que acontece entre 27 e 30 de setembro. O cineasta, homenageado pelo evento, é falecido há 10 anos e completaria 76 anos no dia 29 de setembro.
"O objetivo principal do Instituto Memória Roberto Pires é trabalhar na preservação de todas as obras do cinema baiano que correm o risco de se perder. Além dos filmes de meu pai que restam ser restaurados, queremos resgatar trabalhos de Alexandre Robatto, Leão Rosemberg, Agnaldo Siri, e todos os outros cineastas cujas obras não recebem o devido cuidado”, explica Petrus Pires. “Restaurar películas com quarenta, cinquenta anos de idade não é um processo simples. Queremos aproveitar a experiência que ganhamos com os filmes de Roberto para ajudar a conservar a memória do cinema baiano para as próximas gerações”.
A solenidade acontecerá na sessão de abertura oficial da mostra, no dia 27 (terça), às 20h, no Cinecena Unijorge (Shopping Itaigara). No mesmo dia, será exibido “Abrigo Nuclear” (1981), de Roberto Pires, ficção científica gravada em Salvador e lançada há 30 anos. A Mostra Uranium Bahia é um dos projetos do Memória Roberto Pires, que promove ainda sessões semanais de filmes baianos no Cineclube Roberto Pires, na sede da Associação Cultural Camugerê de Capoeira, em Itapuã.

ABRIGO NUCLEAR - Brasil, 1981, 35 mm, cor, 84 min
No futuro... Devido a poluição radioativa do meio ambiente a humanidade abandona a superfície hostil e tenta sobreviver nos corredores subterrâneos de um abrigo nuclear.
A sociedade vive reclusa num abrigo subterrâneo. O encarregado da manutenção de detritos radioativos na superfície, acaba constatando sérios problemas na estocagem do lixo atômico e risco de explosão que poderia comprometer o abrigo. Mas seu relatório alarmante é considerado insubordinação pelo comandante, que mantém a população subterrânea em estrita disciplina e ignorante de quem no passado, a humanidade já havia habitado na superfície.
D, M: Roberto Pires. R: Roberto Pires, Orlando Senna, sobre argumento de Roberto Pires. F: Roberto Pires, José Soledade. DA: Roberto Pires, Alecy Araujo. MU: Cesar Pires, Roger Pires, Edu Mello e Souza. E: Conceição Senna, Sasso Alano, Roberto Pires, Ronny Pires, Sandra Martins, Cesar Pires, Antonio Fontana, Renato Lavigne, Leonel Nunes, Norma Bengell. CP: Bahia Filmes, Embrafilme, Sani Filmes. CI: 14 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grants For Single Moms